( Continuação do post anterior )
Se não Leu o primeiro artigo click aqui para Lêr
Se não Leu o primeiro artigo click aqui para Lêr
Mas por outro lado, pode acontecer que uma Peça de Arte, no sentido da expressão individual, possa nem sequer ser bonita e somos tentados a questionar a razão.
Se a Peça que é a genuína expressão da personalidade de um homem
falha em agradar os gostos daqueles treinados nas mais finas percepções,
alguma coisa tem que estar mal.
Se a opinião adversa vier em geral de entre os críticos,
pode-se assumir que eles estão certos e que o Artesão está errado.
Por exemplo,
a forma de uma Flor não é muito apropriada para ser um receptáculo para uma vela.
Acontece que muitas vezes que o criativo,
Por exemplo,
a forma de uma Flor não é muito apropriada para ser um receptáculo para uma vela.
Acontece que muitas vezes que o criativo,
deslumbrado com a beleza de, digamos, uma Tulipa,
modele a Flor em Barro e a transforme num Candelabro.
Agora é óbvio que,
quanto melhor o modelo simular a Flor,
menos apropriada será para tal fim.
Para que o modelo seja o pesado o suficiente para se pôr a uso,
tem que estar bem distante do seu protótipo.
Se adoptarmos um design de um candelabro convencional
as folhas da Flor podem até aparecer em relevo ou a caír
mas teremos que ter sempre uma fundação sólida para que se considere usar.
Uma das formas favoritas dos Designer
é a de um ninho de pássaro feito no caule da Flor.
é a de um ninho de pássaro feito no caule da Flor.
Aqui a mesma crítica se aplica. Um ninho é sempre construído para que a água escorra.
Nem os ninhos de lama são completamente estanque e a ideia é obviamente inapropriada.
É por isso importante que se evite copiar especialmente na imitação de materiais.
Barro Branco decorado com Vidrados Artur Louro |
Quantas vezes ouvimos "Que bonito, parece Bronze."
Isto, é claro, vem do observador casual
para quem a capacidade de imitação é agradável
uma ideia que não deve ser perseguida partindo do princípio de que imitar um material num outro diferente é Errado
em todas as perspectivas.
Nem é necessário.
O Barro é suficiente em si mesmo.
Existem tantos efeitos possíveis na Cerâmica
que não são possíveis com mais matéria nenhuma,
que é completamente supérfluo perseguir texturas e cores impossíveis.
Nem é necessário.
O Barro é suficiente em si mesmo.
Existem tantos efeitos possíveis na Cerâmica
que não são possíveis com mais matéria nenhuma,
que é completamente supérfluo perseguir texturas e cores impossíveis.
Para que fique claro, essas coisas são populares mas isso não faz delas sãs de princípios nem verdadeiras no gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário