sábado, 2 de janeiro de 2016

O Cubismo - A revolução do Olhar


Os três músicos de Pablo Picasso

Movimento que teve início com cézanne ao recomendar que as formas da natureza devem ser observadas segundo a esfera o cilindro e o cone.

A partir de 1907 pablo picasso 1881 1973 e george braque 1882 a 1963 encontraram uma nova maneira de apresentar as coisas mais como eles as conheciam do que como eles as viam. Em vez de tentar em uma representação ainda que formalizada das coisas tal como elas se apresentam os cubistas estavam mais interessados na sua estrutura e na sua essência.
Vários aspectos do mesmo objeto visto de ângulos diferentes eram combinados e sobrepostos no mesmo quadro.

A dificuldade em reconhecer formas complicadas assim representadas limitava-os à representação de objetos familiares, como guitarras, garrafas e ocasionalmente a figura humana; o princípio básico era, no entanto, uma revolta contra a ideia tradicional de que a representação deveria submeter te àquilo que os olhos vêem num determinado momento.

O interesse pelos aspectos mutáveis derivou, a princípio dos impressionistas; mas o Cubismo foi um movimento mais intelectual. A sua tendência para formas abstratas faz do Cubismo a origem de várias tendências abstracionistas como as dos holandeses do movimento DE STIJL e a dos artistas russos, que realizaram experiências abstracionistas nos anos 10 e 20 do nosso século.



Imagem 1: Ma Jolie (1911), by Picasso


Imagem 2: The Portuguese (1911), by Braque.

Sem comentários:

Enviar um comentário