Tendência artística e literária ( surgida na Alemanha nos últimos anos do Séc. XIX )
Que reagindo contra o impressionismo, visa encontrar um modo de expressão das sensações, e não a produzir a impressão causada pelo mundo exterior.
Que reagindo contra o impressionismo, visa encontrar um modo de expressão das sensações, e não a produzir a impressão causada pelo mundo exterior.
Os percursores do expressionismo, nos fins do Séc. XIX, são Munch, Ensor e Van Gogh, em cuja obra a simplificação do desenho e o jogo de cores insólitas estão ao serviço de uma grande intensidade expressiva e de uma concepção geralmente pessimista do destino humano
O grupo Alemão " Die Brücke " (1905-1913) revela tendências idênticas.
" Der Blaue Reiter ", de Munique (1911-1914), em contacto com o Cubismo e o Futurismo, evolui para uma abstracção lírica.
" Der Blaue Reiter ", de Munique (1911-1914), em contacto com o Cubismo e o Futurismo, evolui para uma abstracção lírica.
Schiele e Kokochka representam o Expressionismo Vienense, mais psicológico e refinado.
Após a Primeira Guerra Mundial, a Sátira política e social constitui a temática preferida por Grosz, Beckman e Dix, enquanto os flamengos Permeke, De Smet e Van Den Berghe se impõem por uma vigorosa forma de expressão.
Na mesma época, os mexicanos (Rivera, Orozco, Siqueiros, Tamayo) e os brasileiros (Portinari, Segall) executam grandes murais.
Em França as figuras mais representativas são Rouault e Soutine.
Após a libertação, o expressionismo ganha novo impulso graças ao grupo Belgo-Holandês-Dinamarquês "Cobra", e ao Francês Dubuffet, enquanto nos Estados Unidos, com o triunfo do "Expressionismo Abstracto", se destacam Pollock e De Kooning.
Após a libertação, o expressionismo ganha novo impulso graças ao grupo Belgo-Holandês-Dinamarquês "Cobra", e ao Francês Dubuffet, enquanto nos Estados Unidos, com o triunfo do "Expressionismo Abstracto", se destacam Pollock e De Kooning.
Na Escultura Expressionista, sobressaem Lehmbruck e Bariach.
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